A importância de fazer um estudo de viabilidade antes de abrir um novo negócio
Em 2012, de acordo com pesquisas feitas pelo Sebrae, 26.9% das empresas no país faliam nos dois primeiros anos, por motivos básicos como, localização de abertura dessas empresas, mal gestão e descontrole do fluxo do caixa, entre outros. Motivos esses que podem ser evitados sendo feito um estudo de viabilidade técnica e econômica (EVTE).
Elaborar um EVTE antes de abrir um negócio é muito importante, visto que essa ferramenta tem como objetivo fazer uma análise do seu investimento, de maneira a ver se o empreendimento será introduzido em um local adequado ao público alvo, verificar até que ponto seu novo projeto terá condições de manter-se com o capital disponível e listar todos os possíveis riscos.
Benefícios:
Conseguir visualizar através de projeções mercadológicas e por meio de análises financeiras o real potencial de retorno do investimento em questão e, portanto, decidir se as premissas que estão sendo utilizadas são pertinentes e se o projeto deve ir adiante ou não.
Saber se vale a pena investir em determinado negócio, quando ele gerará lucro em relação a todos os custos e quanto de faturamento mensal é necessário para manter o negócio funcionando.
Ter conhecimento sobre as taxas de inflação que impactam no faturamento e quais serão os possíveis cenários financeiros de acordo com determinadas premissas.