Objetivos:
- Ajudar o empresário a avaliar o plano de investimento em novos produtos, processos, serviços ou negócios, demonstrando a viabilidade ou inviabilidade do projeto.
- Reduzir os riscos dos investimentos a serem feitos nas fases posteriores à do estudo. Ele procura demonstrar ao empresário ou a um potencial agente de financiamento para o empreendimento, se uma ideia proposta é viável ou não, sendo, portanto uma ferramenta muito útil no auxílio à tomada de decisão.
Benefícios:
Um estudo de viabilidade técnica/econômica/financeira pode e deve ser realizado por qualquer empresa sempre que um projeto de inovação, seja de produto, processo ou serviço esteja em fase de avaliação e o empresário precisa de informações detalhadas para tomada de decisão. O grande benefício desse tipo de análise é conseguir visualizar através de projeções mercadológicas e por meio de análises financeiras o real potencial de retorno do investimento em questão e, portanto, decidir se as premissas que estão sendo utilizadas são pertinentes e se o projeto deve ir adiante ou não.